quarta-feira, 11 de julho de 2012

O impacto dos Beatles para a cultura pop e para mim


E ai, minhas marmotas do Marmota Beatle.

É difícil falar sobre os Beatles, pois todos os dias alguém tem algo para falar sobre eles, mas eu que sou mais um quero dar o meu ponto de vista. E é aí que vem a graça da coisa, pois cada um recebe uma informação e a absorve de uma certa maneira.

A princípio, quando mais novo eu só conhecia algumas músicas dos Beatles e nada de especial, até que um dia eu estava passando férias na casa do meu primo e ele ficou tocando música dos garotos de Liverpool. Pronto, foi o suficiente para eu querer ouvir sempre, comprar cds, aprender a tocar violão (mas não aprendi), simples assim.

E do mesmo jeito que teve um impacto na minha vida quase 30 anos depois de terminada a banda, teve no mundo todo. Eles influenciaram gerações de homens e mulheres. Eles eram o tipo de homem que as mulheres queriam e idolatravam, já para os homens trouxeram a influência da roupa, corte de cabelo, comportamento. Tudo de uma vez só. Foi uma loucura!


Outro ponto é a influência dos Bealtes nos artigos colecionáveis. Tudo era e ainda é motivo para se fazer um livro, um brinquedo, caneca, camiseta, qualquer coisa que tenha os rostos ou o nome dos Fab 4 causa a necessidade que não havia e o desejo de possuir. 


Eu gosto de jogos de videogame, e até nos jogos de videogame temos a aparição dos Beatles, em The Beatles Rockband.





Vejo que hoje muitas das novas bandas que surgem, quando falam de suas influências musicais, 90% menciona os Beatles. E isso é fácil, pois a banda teve diversas fases e diversas composições de sucesso no mundo inteiro. Eles compunham músicas românticas, alegres, tristes, de cunho político, crítica, heavy metal, musical experimental. Tudo da mais alta qualidade.

Por incrível que pareça, minhas jovens marmotas, até mesmo vocês que são mais novos deveriam escutar Beatles e ver que nem tudo o que é antigo é ruim. A música hoje está em decadência, não há mais grandes compositores e nem grandes músicos. Tudo é muito massificado. Talvez seja por isso, mesmo eu sendo novo aprecie a música do passado. 


Ouça Beatles e entre na mágica e misteriosa viagem.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário